quarta-feira, 22 de junho de 2016

Receita da bala Puxapuxa!!!

Olá!!!
Outro dia o meu marido chegou em casa com melado de cana, um companheiro de trabalho produz e estava vendendo. Eu adoro melado e tava com um vontade imensa de comer esta bala, que parece difícil de fazer mas não é não. É que o melado nada mais é que um xarope concentrado de açúcar, o que a gente precisa fazer é concentrá-lo ainda mais através da fervura para eliminar a água.
Chega de papo e vamos pro fogão!
Numa panela coloque 1 xícara de melado. Minha mãe colocava uma colher de nata junto, eu coloquei uma colher de manteiga, isso nada interfere na textura, apenas no sabor. Se não quiser colocar nada, tudo bem, só o melado dá certo também. Deixe levantar fervura e deixe fervendo até atingir o ponto de bala mole. A gente verifica o ponto assim: num copo com água fria, coloque um pouco do melado que está fervendo, se formar uma bolinha que você consiga pegar e manusear, tipo goma de mascar, tá no ponto. Retire do fogo e despeje sobre uma superfície untada com óleo prá esfriar. Espere esfriar até que você consiga pegar as massa que se formou com as mãos sem que elas queimem e aí é ficar puxando até que a bala fique dourada. Estica a massa, dobra no meio, estica, dobra no meio, ótimo exercício para os braços, kkk
Aí, quando estiver bem dourada ou você cansada, kkk, faça um cordão bem comprido e corte em pedacinhos. Assim, na hora não gruda, mas depois de um tempo ela começa a melar, então passe os pedacinhos pela farinha de mandioca, o polvilho da farinha forma uma camadinha branca ao redor de cada bala e elas não grudam uma na outra.

Gente, é isso! Expliquei o melhor que pude,mas qualquer coisa, me chamem!

Beijokas da Iza :***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Ficarei muito feliz com seu comentário! Gostou do blog? Me siga!!! Ah, e deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho!!!
Beijokas da Iza :***