quinta-feira, 2 de junho de 2016

Receita: Bolo de melado de cana e maçã!


Olá!!!
Agora é a época de produção de melado de cana de açúcar aqui na região. São poucos, mas ainda tem engenho de açúcar por aqui. Eu adoro melado, meu avô materno tinha engenho, é um sabor que traz lembranças afetivas.
Hoje estava eu tricotando e filosofando a respeito de bolos. Nada disso, tava com vontade de comer bolo mesmo! Aí assim, a gente coloca leite no bolo prá dissolver o açúcar entre outras coisas, o melado é doce e líquido, logo, posso cortar o leite. Lá fui eu prá cozinha...
Coloquei no copo do liquidificador 2 ovos, meia xícara de óleo de milho e uma xícara de melado de cana. Deixei bater bem. Aí piquei duas maçãs pequenas e joguei no liquidificador e bati só um pouco, só para diminuir os pedaços. Passei a mistura prá uma tigela, adicionei uma xícara de farinha de trigo, 3\4 de xícara de farinha de arroz, 1 colher de sopa rasa de fermento em pó, pitada de sal, gotinhas de baunilha e um pouquinho de canela. Misturei tudo com carinho, coloquei numa forma com furo no meio untada e assei em forno a 200 graus por 40 minutos. Mesmo depois tantos anos fazendo bolos, ainda faço o teste do palito, cada bolo é um bolo :)
Gente, não por nada, ficou delicioso! Saboroso, fofinho e cheiroso. O sabor do melado ficou bem suave, o sabor da maçã prevaleceu. Pode fazer sem medo. Eu achei que meu filho não iria gostar, que iria estranhar o melado, que nada, chegou da escola e comeu duas fatias!

Eu gosto muito de cozinhar, tô sempre inventando coisas mas nem sempre posto, acabo esquecendo e inventado outras coisas. Mas quero mudar isso, quero compartilhar mais com vocês essas arteirices culinárias. Afinal, culinária é artesanato comestível :D

Ó, se você fizer, me conta como ficou!

Beijokas da Iza :***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Ficarei muito feliz com seu comentário! Gostou do blog? Me siga!!! Ah, e deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho!!!
Beijokas da Iza :***