terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Patchwork: Bloco Hexágono com estrela!

Olá!
Com essa minha onda de patchwork já me perguntaram se eu estava abandonando o crochê, nada disso, só estou exercitando o cérebro! O Patchwork é geometria, é simetria, e tem que começar certo prá terminar certo. O crochê já é mais maleável, digamos, como ele sempre cede um pouquinho, no final a gente joga um vapor em cima e fica tudo certo, hehe!
Eu sempre costurei, desde menina, cresci vendo minha mãe costurar, quando ela deixava eu mexer na máquina para mim era a glória. E também como minha formação é Designer de Moda, já fiz muita modelagem, então calcular os moldes dos blocos prá mim é fácil. Mas eu precisei de umas aulas de geometria com o marido engenheiro, porque não é só desenhar um triângulo, o triângulo que usei abaixo foi feito num ângulo de 60 graus, assim, ele fica com os três lados iguais e a partir deste triângulo fica fácil fazer as outras formas do bloco. E é possível fazer maravilhas com a combinação de vários triângulos equiláteros, pronto me empolguei, terra chamando, kkkk

Bom, de volta a terra, no bloco abaixo usei tecidos da Círculo SA, e o vermelho vem com 4 estampas no mesmo tecido, perfeito para este tipo de trabalho.

Mais uma coisa, se você está pensando em fazer patchwork minha dica é a seguinte: faça umas aulinhas de geometria, entender como se calcula triângulos com 30, 45 e 60 graus. Essas informações já estão nas réguas para patch, mas a grande maioria não sabe prá quê serve. Também tenho visto as pessoas investirem pequenas fortunas em máquinas de costuras. Tudo isso que eu faço, faço na minha Singer que tem mais de vinte anos, que só faz costura reta e zigue-zague. Se você não sabe costurar, nenhuma máquina vai fazer o trabalho prá você, por mais cara e computadorizada que seja! #ficaadica

Na última foto estão os moldes deste bloco.

Beijokas da Iza :***




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Ficarei muito feliz com seu comentário! Gostou do blog? Me siga!!! Ah, e deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho!!!
Beijokas da Iza :***