#semprecirculo

#semprecirculo

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PAP: Cachecol em crochê com carreiras entrelaçadas!!!

Olá!!!!
Olha só que legal e diferente este cachecol. Ele é feito em crochê e tem as carreiras entrelaçadas, parece difícil fazer, mas não é não, eu fiz um gráfico prá mostrar como se faz. A ideia original eu vi no Facebook, até tinha um PAP, mas estava em espanhol, então resolvi fazer o meu, do meu jeito!
Neste trabalho eu usei o fio Alice da Círculo e agulha 4,00mm para o trabalho ficar mais fofinho :)


O ideal é usar duas ou mais cores bem contrastantes, assim o entrelaçado fica bem aparente.

O legal é que durante a execução deste cachecol, a gente já vai fazendo as franjas, assim, terminada a última tira, a peça está pronta.

Abaixo está o gráfico que mostra como o cachecol é feito, como as carreiras são entrelaçadas. O gráfico mostra uma peça bem menor que o cachecol acima. Mas é sempre bom fazer uma amostra, assim a gente entende e pratica como o ponto é feito.
Basicamente esta peça é formada por tiras trabalhadas no sentido do comprimento da peça.

Observe a primeira tira, a que está toda em preto, a primeira de baixo para cima no gráfico.
A gente começa a tecer esta tira pela franja esquerda, alí onde está aquele triangulinho vermelho: 10 correntes, 1 cor. para dar altura e faça 10 pontos baixos sobre as 10 cor. do início. Agora vamos fazer o corpo: faça 45 correntes, agora vamos fazer a franja do lado direito:10 correntes, 1 cor. para dar altura e faça 10 pontos baixos sobre as 10 cor. feitas anteriormente. Agora vamos completar o corpo: faça 5 correntes, pule 5 correntes da carreira de baixo e faça 5 pontos baixos nas correntes seguintes da carreira de baixo, repita esta sequencia até chegar lá na franja esquerda, aí é só arrematar (use o arremate invisível que eu ensinei a fazer lá no Ganhe Mai$). Está pronta a primeira tira. Perceba que durante a execução da tira formaram-se 5 orifícios, iremos usá-los agora na segunda tira.

Agora vamos para a segunda tira: a primeira parte da tira está em azul no gráfico e está sublinhado no parágrafo aí acima. Terminada esta parte, pegue a franja esquerda da segunda tira e vá lá no orifício perto da franja direita da primeira tira e passe-a por dentro dele, no sentido que a seta vermelha indica e venha fazendo o mesmo por todos os outros orifícios até chegar no final. Está feito o entrelaçamento, agora é só completar a tira conforme mostrado no gráfico, em preto.

Todas as outras carreiras serão feitas do mesmo modo que foi feito a segunda, não muda nada e você fará quantas tiras forem necessárias para que o cachecol fique da largura desejada.


No cachecol que eu fiz, as franjas tem 30 correntes, o corpo 150 correntes e foi formado por 9 tiras.

É isso aí meninas. Já sabem, qualquer dúvida, é só me chamar!!!
Beijokas da Iza :***