sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PAP: Porta Níquel em Crochê com Fecho da Vovó

Olá!!!
Amanhã, 2 de fevereiro, este blog completa dois aninhos!!! Então assim, prá comemorar, fiz o PAP deste Porta Níquel em Crochê com Fecho da Vovó. Para fazê-lo usei o fio Anne (Círculo) neste rosa mescla lindo (9427), agulha Clover 1,75 e um Fecho da Vovó oval com abertura de 5 cm.
Vamos lá então ver como se faz?!


 Visão interna :)


Este porta níquel é feito em duas etapas: primeiro a gente faz esta parte arredondada mostrada no gráfico abaixo, que é a parte que vai se encaixar no fecho. Faça duas peças conforme o gráfico.

Este é o gráfico da peça inteira. Deixa eu explicar umas coisinhas: lembra que aí em cima eu disse que era prá fazer duas peças arredondadas? Então, quando você terminar a segunda peça, não arremate o fio, apenas vire a peça de cabeça prá baixo e já comece a montar os pontos altos que formarão a segunda parte do porta níquel, ou seja, o seu corpo. Eu fiz o gráfico aberto, prá que a gente possa visualizar direito o trabalhos todo, mas chegando no final desta primeira carreira de pontos altos, feche a carreira com um ponto baixíssimo lá no primeiro ponto da carreira, para que o trabalho siga sendo feito em círculo. Só que assim, não é obrigatório fazer isso, se você preferir fazer o trabalho aberto, sem problema, é só fechar a lateral depois. Eu prefiro fazer em círculo porque na segunda e na terceira carreira, eu pego os pontos apenas na laçada de dentro do ponto alto de base, assim fica aparecendo bem uma linha que depois a gente usa prá fazer os babadinhos, mais abaixo tem uma foto onde esta linha fica bem nítida, vou comentar de novo.

Ó, terminado os dois semicírculos, apenas vire-os de cabeça prá baixo e faça neles a primeira carreira de pontos altos.


Aqui dá prá ver bem onde as carreiras são fechadas e como os pontos foram pegos nas laçadas de trás do ponto base. Estão vendo as linhas horizontais? É aí que a gente vai subir com os pontos prá fazer os babadinhos!!!


Você viu no gráfico que nas 3 últimas carreiras são feitas diminuições pro trabalho ficar com o fundo arredondado né? Então, vai ficar um buraquinho assim, aí é só passar o que sobrou de fio do arremate do trabalho por dentro de todos os pontos e puxar, fica bem fechadinho.


Olha só, agora é a hora de fazer os babadinhos. A gente vê bem as laçadas, faça 3 pontos altos em cada laçada, em toda volta do trabalho, como arremate deste primeiro babado, faça uma carreira de pontos baixos, ponto sobre ponto e arremate o fio.
Faça o segundo babado da mesma forma, só que como arremate, faça uma carreira de meios pontos, isso fará com que este babado fique ligeiramente um pouco maior. Detalhes... detalhes....


Prontinho, agora é só colocar o fecho e não vou ser romântica, é a parte mais difícil, pelo menos prá mim...


Assim, eu não usei cola, eu usei a prensa que tenho para colocar botões de pressão. Mas você pode utilizar aquela cola universal, passa por dentro da canaleta e um pouco na beirada do crochê que vai ficar dentro da canaleta, encaixa os dois, espera um pouquinho prá secar e prá garantir que o trabalho fique onde está, com um alicate e com muito cuidado prá não entortar o fecho, aperte de leve ali, nos cantinhos, onde cada lado se conecta....me fugiu a palavra agora.... ah, vocês entenderam?! Se não, me perguntem izabelbonatti@hotmail.com

Então, é esse meu presentinho prá vocês queridas amigas que acompanham e que seguem meu blog, que comentam, que elogiam, que criticam... - tudo isso me deixa muito feliz, era esse o objetivo do Café, mostrar e compartilhar meu trabalho, que eu amo muito e faço de coração!

Muuuuitas beijokas da Iza, que Deus continue me abençoando com o dom de lidar com as agulhas e que venham muuuuitos anos mais!!!! Amém!

40 comentários:

  1. Ola Iza ...

    Vim conhecer seu blog e adorei.... já estou te seguindo....

    Se quiser conhecer meu cantinho é:

    pontosarteiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shyrlei!!!!
      Também adorei seu blog, muito fofo!!! Sou sua seguidora número 100!!!
      Bjux!!!

      Excluir
  2. Olá Izabel,tudo bem?

    Conheci seu trabalho via um grupo do Facebook e gostei muito!Parabéns!Este porta moedas é uma gracinha!Visite você também o meu Blog,e deixe um comentário dizendo o que achou!Estou lhe seguindo e se gostar do meu blog me siga de volta.
    O endereço é:http://maniasdeart.blogspot.com.br/

    Espero que goste!
    Genilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Genilda, obrigada pelo carinho!!! Tbém já sou sua seguidora! Amei sei blog!
      Bjux!!!

      Excluir
  3. Olá iza,muito fofinha e o pap está super explicadinho. É incrivel sua criatividade.
    Desejo todo sucesso e que Deus continue abençoando que venham muitas peças lindas por ai..
    Parabens pelo lindo blog
    bjos,vania

    ResponderExcluir
  4. lindíssimo, eu amei, seu blog é uma maravilha, beijos da lulu,meu blog é http//lulu-arte.blogsport.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lú, fico feliz que vc tenha gostado!!! Estou indo lá conhecer teu blog!!! :D

      Excluir
  5. Que lindo! Vou fazer e depois te mostro, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Me mostre, quero muito ver viu? Um abração prá vc querida!!!!

      Excluir
  6. Sensacional!
    Muito bem explicado.
    Parabéns pelo niver do seu blog.

    Abraços

    Marcia

    ResponderExcluir
  7. muito linda esta niqueleira diferente de todas que ja vi ...parabéns pelo seu blog ele é lindo e bem util para as artesãs de plantão,kkkkkk,bjos amiga e que venha muitos anos mais com saude e prosperidade e que sempre tenhas esta paixão pelo que faz....bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Carmen! Use e abuse do blog, é este o objetivo, compartilhar!!!!

      Excluir
  8. adoreiii bjs obrigadoo otimo fim de semana que deus te abençoe !

    ResponderExcluir
  9. Oi Isabel,que gracinha esta mini bolsinha!!O bunner da círculo ficou bonito!Gostei.Abraço...LIli.
    http://lilicamoleca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofo né?! Que bom que vc gostou!!! Vou lá conhecer teu blog :D

      Excluir
  10. Olá Izabel!!!! Adorei a postagem e seu cantinho!!! Já estou seguindo! Sucesso!!!!

    Beijos Bruna

    ResponderExcluir
  11. Olá Izabel adorei seu blog já estou te seguindo ,,bjos

    ResponderExcluir
  12. Parabéns. Seu trabalho é caprichado. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  13. Linda e delicada Izabel, não tem como não gostar dessa belezura..rrss..
    Parabens por seus lindos trabalhos !!!!

    Te convido a participar do Concurso que estou fazendo junto com a Coats no meu blog, sera um prazer te ver por la

    Abçs carinhosos
    Ana Paula http://fitasfuxicoserococos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Izabel! Que lindo e bem explicadinho! Parabéns!
    Recebi seu convite e vim rapidinho! Bjs e até loguinho!

    ResponderExcluir
  15. Olá cheguei aqui pela interação dos blogs do novelo da amizade da Circulo,já estou te seguindo,abraço.

    ResponderExcluir
  16. OLÁ.VIM CONHECER O SEU BLOG E ADOREI TUDO POR AQUI.JÁ ESTOU TE SEGUINDO.VENHA ME FAZER UMA VISITA..BJS.
    OBRIGADA PELO P-A-P.

    ResponderExcluir
  17. Olá minha querida, vim conhecer seu blog, me deparo com cada trabalho espetacular, que Deus te abençoe e prospere mais e mais em sua vida .Beijinhos vou voltar sempre para te prestigiar.
    http://artesdagis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Iza, q linda a bolsinha... e com direito a pap e gráfico, parabéns.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  19. Olá vim ver seus trabalhos e conhecer seu blog !Estou encantada com tanta beleza e também já te sigo :)
    MIL BJIM

    ResponderExcluir
  20. Amei esse porta moeda muito lindo. Parabéns e obrigada por compartilhar. Venha conhecer meu Blog.
    http://agulhamagica7.blogspot.com.br/
    Tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  21. Olá, vim ver seus trabalhos e adorei. Fiz u blog também para mostrar os mus. Está no comecinho. Passa lá bjs.
    http://stellavvita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Iza, parabéns! Fiquei encantada! Meu Deus, é um trabalho delicado, magnífico! Acompanhei teu artigo no Ganhe Mais da Círculo e fiquei tua fã pelo belo trabalho de "coaching" que estás fazendo e, agora, vendo direto teu trabalho como artesã (que eu ainda não conhecia!), me apaixonei! Tomo a liberdade de te pedir para copiar a receita e aproveitá-la como inspiração para meus trabalhos... E vou também te adicionar em nosso blog: http://criacoesartedeser.blogspot.com/

    Bjs. Sandra Paes - artesã da Criações Arte de Ser

    ResponderExcluir
  23. Parabéns..ficou lindo...vou tentar fazer algo parecido...
    venha me visitar:
    http://misturinhascroche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. A explicação é muito boa e pratica, mas estou com dificuldade em encontrar o fecho, moro em Niterói Rj. Será que você pode me ajudae com mais esta dica?Seu blog está lindo. bjs Regina.

    ResponderExcluir
  25. MUITO FOFO, OBRIGADA PARA O PAP.. GRANDE BEIJO...MURIEL

    ResponderExcluir
  26. Amei de verdade. Ainda sou novata , mas amo artesanato e com as dicas que as amigas passam fica muito fácil. Que Deus esteja sempre com você. Bjus OBS: Vou fazer tbm

    ResponderExcluir

Olá!
Ficarei muito feliz com seu comentário! Gostou do blog? Me siga!!! Ah, e deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho!!!
Beijokas da Iza :***